CENTOS/RHEL NEWS: (v.8) END OF LIFE … WHAT ABOUT NOW?
Algo que inicialmente julgávamos ser um mero anúncio, inocente e despretensioso … Com o passar do tempo ganhou força, recebeu diversos elogios e feedbacks positivos, desde parceiros, membros, desenvolvedores até a comunidade em geral (é o que afirma, e segundo a própria empresa responsável) … E assim, não podendo ser diferente, culminou numa notícia bombástica, revelada em dezembro de 2020. Falo do fim do CentOS Linux, ou pelo menos da maneira como o conhecíamos 😕 Naquele ano a Red Hat veio novamente a público, e anunciou que o CentOS 8 seria a última versão comunitária da sua família de sistemas operacionais abertos com foco no mundo corporativo e de servidores. De lá pra cá, muita coisa foi dita, ou suposta, ou repudiada, e claro, também não externada. O que restou foi um verdadeiro limbo no coração de muitos administradores e usuários, bem como um imenso mar de dúvidas quanto ao futuro e incertezas de como proceder da melhor forma possível. Para saber mais, você pode conferir aqui https://automatesmachines.org/2020/12/23/centos-rhel-news-centos-stream-e-o-9-nao-de-uma-distro-base-para-uma-distro-rolling-release/ Esse é um POST que fiz na época da revelação, onde resumi bem a história do sistema e o que Red Hat trouxe de novidades para as próximas versões.
Mas antes de entramos no quesito alternativas e leque de possibilidades, vamos relembrar um fato importante acerca da mesma … A seguir:
>_ RED HAT INC. AN IBM COMPANY
Se não sabe, a IBM comprou a Red Hat e portanto a primeira é sim majoritária da segunda. A operação iniciou-se em Outubro de 2018 e foi concluída em Julho de 2019. Como é de se esperar, tal aquisição geraria frutos e esses frutos trariam algumas mudanças. Mudanças essas que por vezes se apresentam na forma de expectativas. Embora tenha reiterado à época que não iria mexer em nada dentro da nova subsidiária. E bom, quanto a isso me atenho a dizer que não foi bem isso que aconteceu, pelo menos não categoricamente. A IBM tem um modelo de negócios bastante peculiar, sendo uma das maiores, senão a maior empresa inovadora quando tratamos de patentes em ciência, tecnologia e engenharia. Houve um período em que ela quebrava recorde atrás de recorde, ano após ano, muitas vezes superando a si mesma e a própria quantidade estabelecida anteriormente, quando falamos de número de patentes registradas globalmente. Tudo isso vem com um preço, evidentemente. Grandes investimentos em recursos, talentos e capital são necessários. Portanto, não é surpresa nenhuma que seus produtos e portfólio são de natureza proprietária e paga.
Muito antes da compra, no longínquo ano de 2004, a Red Hat fez algo parecido (pra não dizer igual) ao pronunciar o fim do antigo Red Hat Linux e a migração para o novo Red Hat Enterprise Linux. Sendo que o primeiro era inteiramente aberto e o último completamente fechado. Pouco tempo depois, nascia o projeto CentOS. Um clone gratuito e estável, baseado no recém-lançado RHEL. Rapidamente, ganhou fama e o devido reconhecimento pela comunidade, e já em 2010 ultrapassou o Debian, Ubuntu e derivados no ranking de distros mais usadas em servidores linux. Chegando ao cúmulo de abocanhar cerca de 18% do mercado, enquanto o Red Hat amargava seus 1,8% de participação. Hoje são respectivamente 9,7% e 0.9%
>_ CENTOS STREAM
Migrar do 7/8 para a versão stream pode ser resumido em três comandos. Abra o terminal e execute:
sudo dnf install centos-release-stream sudo dnf swap centos-{linux,stream}-repos sudo dnf distro-sync
>_ ORACLE LINUX
Migrar do 6/7/8 para o Linux da Oracle é possível através de um script elaborado pela empresa e disponibilizado em seu repositório GitHub oficial:
curl -O https://raw.githubusercontent.com/oracle/centos2ol/main/centos2ol.sh sudo bash centos2ol.sh sudo reboot
>_ ALMALINUX
Migrar do CentOS 8.3 para o AlmaLinux 8.5 … Trata-se da versão free do CloudLinuxOS, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, já que não requer uma licença paga:
curl -O https://raw.githubusercontent.com/AlmaLinux/almalinux-deploy/master/almalinux-deploy.sh chmod +x almalinux-deploy.sh sudo bash almalinux-deploy.sh sudo reboot
>_ ROCKY LINUX
Migrar de qualquer CentOS (Stream, RHEL, AlmaLinux, OracleLinux) cuja versão mínima necessária igual ou maior que 8.5
curl https://raw.githubusercontent.com/rocky-linux/rocky-tools/main/migrate2rocky/migrate2rocky.sh -o migrate2rocky.sh chmod u+x migrate2rocky.sh ./migrate2rocky.sh -r hostnamectl
>_ REFERÊNCIAS:
https://arstechnica.com/gadgets/2020/12/centos-shifts-from-red-hat-unbranded-to-red-hat-beta/
https://thehackernews.com/2021/09/moving-forward-after-centos-8-eol.html
https://cloud.google.com/compute/docs/eol/centos-eol-guidance
https://diolinux.com.br/editorial/mudancas-no-centos.html
https://www.tecmint.com/migrate-centos-8-to-centos-stream/
https://www.tecmint.com/migrate-centos-8-to-almalinux/