AWS SERIES: DAY … FOUR: (templating) CUSTOM IMAGE, (pre-installing) APPS-SOFTWARES, e (seeking) SYSTEM-LOGS
Quarto dia de trabalho, quarta máquina a ser provisionada, e contando … Mas, excepcionalmente hoje de um jeito diferente. Ao invés de fazer todo o processo manual, iremos delegar uma parte importante à automação. Pacotes, repositórios, programas e até mesmo configurações podem acompanhar a instância desde o primeiro momento, bastando apenas que você instrua da maneira correta. Existem duas formas para isso: (a) via AWS Marketplace ou (b) via campo User Data
>_ CUSTOM IMAGE: AWS MARKETPLACE
O ponto de partida é a tela chamada Executar instâncias Dê um clique e procure por AWS Marketplace no lado esquerdo. ( Parênteses … Se antes de chegar nessa etapa, e caso esteja fazendo logon novamente na console, talvez você seja questionado se deseja mudar, ou não, para a nova tela inicial de gerenciamento. Como foi o meu caso, disse sim, e portanto ela se parecerá mais ou menos com isso daqui … Fecha parênteses! )


Voltando ao que realmente interessa … Observe que além dos destaques, marcados na página como popular software, logo abaixo há uma infinidade de categorias para escolher e navegar.



Uma vez selecionado(a), continue em frente e execute normalmente os demais passos para criar uma instância EC2 😉 Mas, muito cuidado! Alguns podem ser pagos, e sendo assim serão cobrados mensalmente, anualmente ou única parcela 😨
>_ CUSTOM IMAGE: USER DATA
Retorne ao marco zero: Executar instâncias e escolha uma imagem. Aqui vamos utilizar a da própria AWS: o Amazon Linux. Em seguida, defina o tipo de máquina: T2.MICRO, para finalmente informar os detalhes acerca da mesma … Número de instâncias: 1 (possível lançar até 5 simultaneamente); Opções de VPC (rede, sub-rede, ip público): todas padrão-default; Habilitar proteção contra encerramento: sim (marque!); Detalhes avançados: dados do usuário (userdata)


O último detalhe mencionado trata-se de um campo aonde é possível escrever linha por linha um script automatizado para a máquina-alvo. Este poderia ser um powershell (windows) ou shellscript (unix), por exemplo. Então agora vamos ao nosso:
#!/bin/bash ##### install needed packages for ansible ... yum update -y amazon-linux-extras install -y amazon-linux-extras install -y ansible2 yum install -y git
Salve o conteúdo avançando para a próxima tela, 8 GB de armazenamento, nenhuma TAG, grupo de segurança: acesso, review, launch, selecione a chave SSH, e pronto! Só aguardar …


E para validar? (a) Reparem que a sugestão de SUDO YUM UPDATE nessa nova instância não apareceu em tela, tendo em vista que o mesmo foi instruído automaticamente. (b) Tanto o ANSIBLE quanto o PYTHON já se encontram disponíveis, bastando listar e usar.

>_ SYSTEM LOG: ACCESS RULES, ETC …
Selecionar instância > Ações > Monitorar e solucionar problemas > Obter log do sistema
