DOCKER SERIES: LAB … Downloading on Windows, Mac, Linux, Etc

Olá de novo! Sentiram saudades? Aposto que … NÃO. 😐 Mas, o que posso dizer? Já que está aqui vamos fazer valer o seu clique … Afinal, é o mínimo. Concordam? 🙂

Pois bem, hoje iremos aprender como instalar o docker nas mais diversas plataformas e sistemas atuais. Quando passarmos por cada um deles, é válido salientar que haverão algumas considerações, ora pontuais, ora pessoais. Mas sempre, repito SEMPRE, visando o caráter técnico e puramente objetivo. Ok? Maravilha então! 😉

WINDOWS … O bom e velho “next, next, next

A maioria de nós, senão a esmagadora totalidade, já usou ou utiliza a “janelinha” como sistema operacional principal. E digo isso sem medo de parecer ou soar pejorativo. Muito pelo contrário, faço parte dessa audiência e reconheço o mérito da Microsoft em transformar o uso diário do computador em algo fácil e amigável ao usuário final. MAS, se assim como eu, você descobriu a praticidade de não ter que desligar sua máquina no fim do expediente, ou quando está em casa no homeofficeQuero dizer, se você simplesmente baixa a tampa do seu notebook e vai dormir, o que acontece é que seu sistema também fará o mesmo. Essa digamos “soneca” dele é o que denominou-se como estado de suspensão. Tudo que deixou aberto, incluindo o próprio SO, fica ativo e guardado na memoria RAM em um baixo estado de consumo energético. Ao voltar no dia seguinte, na prática quando abri-lo novamente, o processo de boot será bem mais rápido devido a tudo já estar carregado e pronto de antemão. Evidentemente que todo “bônus” tem seu “ônus”, pois conforme você repete tal processo, a memória vai acumulando bytes e portanto, preenchendo o espaço restante disponível. Em outras palavras, isso tem um chamado “custo” e talvez você chegue no ponto de ter que reiniciar a máquina para limpá-la e melhorar o desempenho da RAM.

Sim, sim, eu sei … Chega de enrolar Victor 🙁 Vai logo direto ao problema!!!! Caso você seja um usuário mais avançado ou quem sabe até mesmo um técnico da área, sabe muito bem que os 08 GB (RAM) contemporâneos são os novos 04 GB de outrora. Explicando melhor, no passado os computadores necessitavam de pelo menos quatro gigabytes de RAM para rodar razoavelmente bem um Windows XP, Vista ou 7. O tempo passa, as coisas evoluem, e chegamos no Windows 10/11, que por alguma razão, saem de fábrica com inúmeros processos do sistema que são bem angustiantes de se ver no gerenciador de tarefas, ocupando assim nossa preciosa e “escassa” memória. Resultado? Botão SUSPENDER + Google CHROME + 08 GB de RAM = Pouquíssimo espaço para executar o DOCKER. E é exatamente sobre isso aonde quero chegar … Já ouvi relatos de colegas de trabalho que possuem 16 GB de RAM (ou seja, o dobro do que eu), e mesmo assim, testemunham um aumento de 40/50% só pelo fato de “abrirem” a versão desktop. Não satisfeito, ainda relatam mais um extra de 10/20% quando começam a executar qualquer container propriamente dito. Para que não fique apenas no “disse que me disse” ou “telefone sem fio”, você pode conferir esses posts que achei em fóruns especializados e internet afora de modo geral. Aqui, aqui, aqui e aqui (clique para ver)

Figura 01. passado e presente (haha!)

Todavia, se gosta de fortes emoções … Ou somente quer tentar a sorte com seu humilde Windows, segue abaixo o passo-a-passo retirado da documentação oficial:

  • Faça o download através do link
  • Abra o aplicativo Windows Terminal e dê o comando
    • "Docker Desktop Installer.exe" install
  • Ou execute no PowerShell
    • Start-Process 'Docker Desktop Installer.exe' -Wait install
  • Ou informe no Prompt (cmd.exe)
    • start /w "" "Docker Desktop Installer.exe" install
  • Por fim, para contas de usuário não administradores, por favor, rode o seguinte
    • net localgroup docker-users <user> /add
Figura 02. procure por ‘docker’

MAC … Cheirinho de novo mas aquele gosto “salgado

Essa seção dedico a todos que apresentam prefixo de discagem iniciado com (+55) … Ou que estejam precisamente nas coordenadas -07º 09’18” -34º 47’34” … Traduzindo: BRASIL … Sim, isso mesmo! Caso você seja meu conterrâneo, é bem provável que já tenha visto um Macbook ou iMac na vitrine de uma loja da Apple. Enquanto passeava pelo shopping da sua cidade, sentiu aquela vontade de entrar e dar uma olhadinha pra matar a curiosidade. Sei muito bem qual é a sensação. Talvez a primeira coisa que lhe chamou a atenção tenha sido a resolução e principalmente a nitidez da tela. Confesso que não importa o tamanho, podendo ser uma de 13 ou 24 polegadas … Você com toda certeza ficou babando ao ver o detalhe daquele subpixel (pixel do pixel) em todos os ícones, fontes, e demais botões. Ou talvez quem sabe nem precisou sair de casa, bastando visitar o site oficial da Apple pelo computador … Aff, que blablablá Victor!!! Vamos direto ao ponto, ou como você mesmo diria, “problema” da vez … Ok, ok. O quero dizer é que talvez a segunda coisa que lhe chamará atenção sejam os preços praticados aqui no Brasil. Um notebook ou desktop da MAÇÃ pode ultrapassar facilmente o valor de um carro seminovo ou usado aqui no meu país. E tudo bem, não há problema nenhum se você tem condições de comprar, mas o meu ponto é que em quase 10 anos trabalhando na área ainda não tive a oportunidade de adquirir um e portanto não posso afirmar nada sobre o desempenho ou usabilidade do docker no sistema MacOS. Acredito que seja mais do que satisfatório tratando-se de um tipo kernel Linux adaptado e embarcado. Mas basicamente é isso, paro por aqui, ou melhor, antes deixarei os comandos necessários para instalação e que também foram retirados da documentação oficial:

  • sudo hdiutil attach Docker.dmg
  • sudo /Volumes/Docker/Docker.app/Contents/MacOS/install
  • sudo hdiutil detach /Volumes/Docker
Figura 03. valores apple brasil
Figura 04. OLX – site de compra e venda brasileiro

LINUX … O verdadeiro lar do docker: made by Docker, Inc. for containers

E finalmente chegamos no sistema operacional que mais gosto, admiro e utilizo atualmente: o Linux. Especificamente estou usando o Ubuntu 22.04 LTS, e além de bonito, seguro, estável … GRATUITO … Talvez a melhor parte seja a integração e fluidez entre sistema-ferramenta, pois já que o Docker foi concebido e pensado para Linux desde o começo. Então, sem mais delongas, e como era de se esperar, aqui não haverá problema algum, somente alegria e muito aprendizado! Vamos aos passos (segundo a documentação oficial)

  • Primeiro remova qualquer versão anterior que tenha instalado porventura:
    • sudo apt-get remove docker docker-engine docker.io containerd runc
  • Em seguida, atualize a lista de pacotes para baixar as dependências e pré-requisitos:
    • sudo apt-get update
    • sudo apt-get install ca-certificates curl gnupg lsb-release
  • Depois adicione ao sistema a chave do repositório oficial docker:
    • sudo mkdir -p /etc/apt/keyrings
    • curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo gpg --dearmor -o /etc/apt/keyrings/docker.gpg
  • Agora configure corretamente o repositório:
    • echo "deb [arch=$(dpkg --print-architecture) signed-by=/etc/apt/keyrings/docker.gpg] https://download.docker.com/linux/ubuntu $(lsb_release -cs) stable" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list > /dev/null
  • Por último, atualize novamente a lista de pacotes para baixar o docker propriamente dito:
    • sudo apt-get update
    • sudo apt-get install docker-ce docker-ce-cli containerd.io docker-compose-plugin
  • Verifique se o docker foi realmente instalado e configurado apropriadamente:
    • sudo service docker start
    • sudo docker run hello-world

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos 🙂 Tchau!

REFERÊNCIAS:

https://docs.docker.com/engine/install/ubuntu/

https://docs.docker.com/desktop/install/windows-install/

https://docs.docker.com/desktop/install/mac-install/

2 Comments

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.