DOCKER SERIES: LAB … Uploading: HUB ( push )
Janeiro, ritmo de férias, clima de verão (pelo menos aqui no hemisfério sul) … Portanto, pegue uma cadeira de praia, abra o seu laptop, e olhando para esse belo mar que está à vossa frente, peço que me acompanhe, por favor!
Bem, hoje abordaremos o maior repositório de imagens que há no mundo. Sim, me refiro ao Docker Hub. Mesmo sendo possível encontrá-las de outras formas e meios, como GitHub e afins, essa continua a dita oficial e mantida pela própria empresa, a Docker Inc.
Mas é claro que antes, para “brincar” nesse parquinho, necessitamos de uma credencial certo? Então não perca tempo, acesse https://hub.docker.com/ e informe um e-mail, nome de usuário e senha. Observe:

Faça como eu, e propositalmente, crie um usuário de nome diferente aos posts anteriores. Daqui a pouco entenderas o porquê.
Pronto, agora é só entrar com seu novo usuário!

Ainda não, na verdade, quase lá! Reparem nas duas mensagens exibidas logo após o primeiro login: (A) verifique sua caixa de email para vincular o mesmo à sua conta e (B) escolha um plano de uso imediato. Sem isso, não seremos capazes de criar nosso primeiro repositório e imagem ☹️ No meu caso, escolhi o plano gratuito (free). Sendo este mais do que suficiente para mim. Fique à vontade para ler os demais: vantagens e opções de cada um.


Tudo confirmado! E vejam só, que bela tela de boas vindas! Adorei o layout e tema de ícones 😁

Ok Victor, já posso clicar ali em CREATE A REPOSITORY ??? A resposta é um NÃO. Apesar de manual, o primeiro upload não será feito por aqui, e sim pelo terminal. Então, volte para ele e siga o passo-a-passo:
(Logar na linha de comando com seu novo usuário)
docker login -u rootkiv

(Resgatar as informações referentes a nossa imagem)
docker images

(Executar o envio da imagem para a nuvem)
docker push vicrlda/app-node:1.0

Opa! Acesso negado! Como assim? Resumindo: você não tem permissão de modificar algo em uma conta alheia, ou pior ainda, neste caso em uma conta até então inexistente (lembre-se que criamos o usuário com nome diferente) Por isso, gere uma nova tag e depois execute novamente com a informação correta.
docker tag vicrlda/app-node:1.0 rootkiv/app-node:1.0
docker images
docker push rootkiv/app-node:1.0

(Retornar ao Docker Hub e pressionar F5 para atualizar a página, visualizando o novo repositório)
