OTRS Series: Backup e Restore

(A) BACKUP

Antes de mostrar como fazer e como restaurar backups no OTRS, é importante observar o comportamento de um servidor de produção que está a todo vapor, em pleno uso, tendo vários chamados por dia. Capturas de tela mostrarão a importância de não negligenciar este tipo de recurso, já que o mesmo se utilizado incorretamente pode parar a máquina sem o devido cuidado. Ressaltando que estas primeiras capturas seriam um ANTES do servidor, com um backup burro agendado. E ao final será mostrado mais duas telas com o DEPOIS, onde um backup mais inteligente foi programado. Um detalhe a ser mencionado, apenas para posicionamento e noção de tempo, é o fato de que esta máquina está em produção há quatro meses, para nossos fins vamos chamar isso de intervalo ou janela.

Na figura 01 vemos que os backups estão se acumulando, gerando até uma certa confusão e poluição na tela. Não somente isso mas também estão ocupando espaço em disco, de acordo com a figura 02, mais precisamente na partição /home que está próxima de cem por cento de uso. Sem definir uma política de backup, e caso não remova manualmente as pastas de backups anteriores, o utilitário via console, nativo do OTRS, simplesmente para de fazê-los por falta de espaço. Todavia, a solução é simples, como todo comando no Linux, existe um parâmetro desta ferramenta que defini um intervalo e apaga qualquer backup antes da data pré-definida. Teoria explicada, passemos a prática!!

OBS: No meu cenário atual foi preciso excluir alguns backups mais velhos antes. Basicamente, além de simples, usei o comando rm:

EX: $ sudo rm -rf 2018* (cópias de 2018)
$ sudo rm -rf 2019-01-* (cópias de janeiro de 2019)

a) Para executá-lo são necessários privilégios de root ou do usuário otrs, então:
$ sudo su –
OU
$ sudo su – otrs

b) Acessar a pasta onde o mesmo se encontra:
$ cd opt/otrs/
$ cd scripts/
$ ls

c) Rodar e aguardar seu término:
$ ./backup.pl -d /pasta_alvo

d) Melhorar esse cenário e torná-lo mais inteligente. Programar para que o backup seja feito de tempos em tempos, ou seja, em um intervalo pré-estabelecido. Aliado a uma política de 30 dias, automatizando a exclusão de backups anteriores. Tudo isso, será orquestrado pelo cron do Linux, que é o agendador de tarefas do sistema.

$ crontab -l
$ crontab -e

minuto hora dia-do-mes mes dia-da-semana comando

0 22 * * 0 sudo /opt/otrs/scripts/backup.pl -d /home/victor.ricardo -r 30

e) Saída da tela de um backup inteligente executado em stand-alone (sozinho), sem o auxílio do cron. Lembrando que quando for agendado tal informação não será exibida, pois o cron funciona em backdoor, nada é mostrado ao usuário. Para assegurar o êxito da ação basta entrar na pasta alvo e listar seu conteúdo, buscando quais backups ficaram e se estão dentro do prazo de 30 dias.

f) Capturas para ilustrar o momento DEPOIS do servidor, conforme prometido no começo.

(B) RESTORE

Para restaurar o backup ele vai usar a senha que está no Config.pm e seu banco deve estar limpo.

# mysql -u root -p

# drop database otrs;

# create database otrs charset utf8;

# ./restore.pl -b /pasta_backup// -d /opt/otrs/

** Onde -b é a pasta com os arquivos de backup e -d é o destino onde será restaurado.

Leitura complementar:

http://doc.otrs.com/doc/manual/installation/stable/en/content/backup-restore.html

https://otrsbrasil.com/2014/05/13/backup-e-restore-do-otrs/

https://complemento.net.br/wp-content/uploads/2014/11/A04-Backup-do-OTRS.pdf

Restoring or Migrating OTRS to a New System

https://soniak-log.de/otrs-backup-und-restore/

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.